SISTEMA ÚNICO DE SAUDE
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo conhecer todo o processo de funcionamento em toda esfera: Federal, Estadual e Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o mesmo veio como objetivo de melhorar e facilitar a vida dos mais carentes em relação ao que diz respeito a saúde da população. Desse modo o SUS vem trabalhando com diversos programas ao qual acaba abrangendo todos há que dele necessita.
Por outro lado a conquista do SUS teve um marco histórico mediante a história brasileira, onde teve como finalidade de diminuir a situação de desigualdade ao Sistema Único de Saúde que por sua vez antes da existência dessa lei eram oferecidos para uma minoria, deixando de lado ao que realmente necessitavam dessa assistência.
2 DESENVOLVIMENTO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi um sistema criado pela Constituição Federal de 1988 regulamentado pelas leis 8080/90 e nº 8142/90. O SUS como é conhecido o Sistema Único de Saúde, foi criado com a finalidade de diminuir a situação de desigualdade na assistência da saúde da população, motivo esse por existir um modelo igualitário populacional tendo como modelo de atendimento uma divisa de três categorias: Os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito a saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteiras assinadas) e por fim os que não possuíam direito algum.
O SUS é um sistema que abrange e da suporte as três esferas nacional: Municipal, Estadual e Nacional. Abrangendo também os serviços privados de saúde que acabam se entregando funcionalmente para prestação de serviços aos usuários desse sistema, como relata Cipriano Vasconcelos e Dário Pasche (2006), os quais apontam que.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) é o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à efetivação da politica de