Resenha crítica
RESENHA CRÍTICA:
GESTÃO DO SUS: PROBLEMAS, DESAFIOS E AVANÇOS
PALMITOS – SC
2009
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE - CEO
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM - DENF
RESENHA CRÍTICA:
GESTÃO DO SUS: PROBLEMAS, DESAFIOS E AVANÇOS
Trabalho desenvolvido na disciplina de Sistemas de informação em Saúde, do curso de Enfermagem da UDESC-CEO, para atender aos requisitos da disciplina.
Orientadora:Profª Eliana Buss
Acadêmica: Camila Soligo
PALMITOS – SC
2009
Gestão do SUS: problemas, desafios e avanços
O presente texto abordará o papel da epidemiologia na definição do objeto do planejamento de saúde, em vários níveis de gestão do sistema. A epidemiologia é considerada uma disciplina basicamente instrumental. Ela era utilizada na realização dos diagnósticos de saúde, juntamente com outras disciplinas, também era ela que realizava os objetivos e metas, expressos em forma de coeficientes de morbimortalidade, na programação de ações e nas propostas de promoção em saúde.
Com o decorrer dos anos surgiram vários instrumentos que proporcionaram avanços metológicos e instrumentais no que se refere aos Sistemas de Informação em saúde, análise de situação, vigilância em saúde e avaliação de sistemas locais de saúde. .
Com a implantação do Sistema Único de saúde, colou-se em prática legislação a fim de consolidar a epidemiologia nos níveis nacional, estadual e municipal. Este processo vem ocorrendo para promover a reorganização interna dos setores de Planejamento e Vigilância da Saúde. Esta prática é uma verdadeira “revolução cultural”, na medida que deveria superar a política assistencialista, vinda dos tempos do “sanitarismo”.
A redefinição nas três esferas de governo do SUS, corresponde a um processo de descentralização e reorientação dos modelos assistenciais. A missão é a montagem de um sistema de vigilância