Fichamento - narradores de javé (o filme)
OS LUGARES DA HISTÓRIA
DOCENTE: ONILDO REIS
DICENTE: MANOELA MARTINS DA SILVA
TURMA: 2013/1
NARRADORES DE JAVÉ: ASPECTOS GERAIS
Narradores de Javé da diretora Eliane Caffé, é um filme de caráter dramático com tendência humorística que aborda como tema central a história do povoado de Javé (de origem fictícia) que será submersa pelas águas de uma represa sendo que seus moradores não serão indenizados pelo incidente. E para o fato não ocorrer os moradores precisam levantar documentos que possam alegar cientificamente a importância do local.
Diante desses fatos a população de Javé convoca o antigo responsável pela agência de Correios do povoado, (pois era o único que sabia ler e escrever precisamente) para promover uma ação conjunta, tendo por característica reunir todas as histórias da origem do Vale de Javé. Porém ao desenrolar ao fim do filme notamos que não há sucesso por parte dos personagens e Javé acaba sendo inundada.
Entretanto, o filme não se inicia diretamente pela história de Javé, e, sim por uma outra camada do filme, em que um rapaz perde um barco e necessita esperar a embarcação retornar. Enquanto o mesmo espera a embarcação chegar, senta-se e aguarda em um pequeno bar, no qual há um ex-morador de Javé que ao desenrolar do filme conta a história para as pessoas do bar.
O roteiro está organizado em quatro momentos que são o filme, mitos, memória e esquecimento. E além desta camada de filme central, há outros tópicos que entram em contrapartida com o filme que são as cenas dos guerreiros do passado de Javé. Podemos observar que há vários temas inclusos, como por exemplo, o direito à terra (que é usurpado), a importância da escrita e da documentação como forma de diferenciação juntamente com a construção do conhecimento e a importância da oralidade para a história e construção cultural de um povo.
Em suma, o que se pode extrair do filme Narradores de Javé é a construção de articulações entre o