Avaliação
Até que momento se pode desvendar as combinações simbólicas na educação infantil?
O desenho se consolida nas mãos de uma criança a partir do momento em que ela tem contato com o lápis e o papel. Sabe-se que o desenvolvimento motor de uma criança segue de algumas etapas, que a partir de determinados estudos na área pedagógica e psicológica infantil através de varias observações e realizadas por diversos especialistas. Junto com crescimento da criança, observaram que juntamente com a parte cognitiva e expressiva, a busca, percepção do “eu”, do próximo, do mundo através de suas representações simbólicas realizadas.
No começo são emaranhados de linhas, traços, pontos e círculos. Com o passar do tempo, começa aparecer figuras formadas, com formato de gente, prédios, bichos. Que podemos ver a interatividade dos desenhos com a realidade da criança, onde ela cria e recria naturalmente uma forma de comunicação com o seu mundo.
Estimulando a criança em seus desenhos que seu desenho irá evoluir, tendo expressividade até formar figuras mais nítidas e definidas. De fato, os primeiros rabiscos são o nascimento de uma futura escritas, e servem como base para que a criança tenha uma maior facilidade em ampliar seus conhecimentos, daí a importância do estimulo e oferecimento de possibilidades para que expresse melhor suas habilidades motoras.
O desenho é um dos instrumentos, se não o mais importante, para que a criança desenvolva uma boa dicção, imaginário, expressão e autoconhecimento. Ele é o resultado de tudo que a criança aprendeu e da conquista da organização de seus gestos.
Portanto, há a preocupação da imposição de regras e padrões quando as crianças estiverem exercitando seus desenhos. É preciso deixá-los o máximo possível livres nas atividades. Uma vez li que “quem padroniza, limita”. A partir do momento que a criança descobre