Avaliação
Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Humanas – CCH
Escola de Educação
Licenciatura em Pedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I
Trabalho 1
Nome: Monica Silva dos Santos Lacerda
Matrícula:20091608335
Endereço: Rua Raul Mesquita 134- Itaúna – São Gonçalo
E-mail:lacerdafm@bol.com.br
Telefone:21 3241-8371
Polo: Rio Bonito
Grau de Escolaridade: 2º grau completo- Formação de Professores
Rio de Janeiro
1° Sem/ 2013
TEMA: AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA PROMOÇÃO AUTOMATICA
JUSTIFICATIVA
Baseada na minha experiência pedagógica, ao longo dos 25 anos como profissional da educação e das observações feitas nas atividades de estagio supervisionado, bem como o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso de pedagogia, busquei um olhar mais intenso no que diz respeito à avaliação.
Observa-se que, dentro do contexto da promoção automática, o aluno é aprovado sem assimilar total ou parcialmente o conteúdo que o promoverá para etapa seguinte. Isso gera um desinteresse do discente pela escola, tanto do envolvido com aprendizagem como por aquele sem muita motivação pelas atividades.
Neste contexto, existe uma falta de comprometimento com as tarefas de casa, com a participação das atividades em sala, e acaba por desestimular os demais alunos. Este fato se dá, porque, ao perceber que aquele que nada faz irá para a etapa seguinte juntamente com os que se emprenharam e se dedicaram, cai por terra a questão do mérito conquistado.
O professor acaba contribuindo para que isso ocorra. Sem generalizar, em alguns casos, observa-se que há um desinteresse por parte destes profissionais em se empenhar com afinco nas cobranças de resultados porque sabe que o aluno será promovido para a etapa seguinte, assimilando ou não o conteúdo. Isto acaba