avaliação
Pois jamais posso dizer que um aluno é péssimo. Pois ao longo do período estudado esse aluno aprendeu alguma coisa. Talvez, não tenha aprendido 100%,mas algum aprendizado ele alcançou.
Nós, como professores devemos está atento ao nosso modo de avaliar, para não prejudicar o aluno. Pois cada um, ao seu tempo, tem o momento e a forma de aprender. Por isso, a avaliação deve ser feita de várias formas, e não limitada apenas por prova.
1-Comente a declaração abaixo:
A prova é um momento privilegiado de estudos, não um acerto de contas.
R: Sim, a prova é um momento privilegiado de estudos. Aonde cada um irá de forma escrita, mostrar o que aprendeu. Lembrando sempre, que o professor não deve se limitar nas provas.
Pois às vezes o aluno fica apreensivo com a prova e não se sai bem.
Por isso a prova não deve ser um acerto de contas. O professor deve ter um caderno de anotações, onde registre o desenvolvimento de cada aluno, e também outras formas de avaliar.
2-Exemplifique:
a- Práticas docentes consideradas adequadas como instrumentos de avaliação.
R: Prova trabalhos individuais, trabalho em grupo, pesquisa, cartazes, desenvolvimento e participação do aluno em sala de aula, Execução de projetos etc. b- 5 sugestões de práticas avaliativas que possam superar a avaliação tradicional.
R: Registro de desenvolvimento do aluno em sala de aula, participação do aluno, vivência do aluno, feiras culturais e teatros. c- Práticas avaliativas associadas a punições.
R: Avaliação autocrática (submissão, autoritarismo, medo). Avaliação Burocrática (avalia os rendimentos dos alunos somente pelos dados estatísticos referentes às notas).
3- Escolha um texto sobre avaliação e sobre o mesmo, elabore 5 perguntas ( com respostas) anexando o texto esse exercício.
Texto: Avaliar para ensinar Melhor
Para uma boa avaliação, devemos querer alcançar um objetivo.
Para avaliar meu