pERMETRINA
Kwell é um medicamento de uso tópico e capilar que tem como substância ativa a Permetrina. Este medicamento age na membrana da célula nervosa do parasita causando sua morte.
A permetrina também pode ser encontrada nas farmácias com os nomes de Nedax, Clean Hair, Pediletan, Piodrex.
A permetrina é um piretróide ativo contra uma grande faixa de parasitas, incluindo piolho, carrapato, pulga, ácaros e outros artrópodes. Ela atua na membrana da célula nervosa do parasita, desregulando o canal de sódio, através do qual é regulada a polarização da membrana. A repolarização retardada e a paralisia do parasita são as conseqüências de sua ação. A permetrina é rapidamente metabolizada por hidrólise a metabólitos inativos, os quais são excretados primariamente através da urina. Embora a quantidade de permetrina absorvida, depois de uma aplicação única de um creme a 5% não tenha sido precisamente determinada, dados de estudos realizados com permetrina marcada com Cl4 e estudos de absorção do creme, aplicados a pacientes com escabiose moderada a severa, indicaram que a absorção da permetrina é de 2% ou menos da quantidade aplicada.
Indicação
A permetrina a 5% é indicada para o tratamento de infestações por Sarcoptes scabiei (escabiose).
Precauções e advertências
A escabiose é muitas vezes acompanhada por prurido, edema e eritema. O tratamento com Nedax Plus pode agravar estas condições temporariamente. Não existem estudos bem controlados do uso da permetrina em mulheres grávidas ou lactantes. Desta forma, deve ser avaliada a relação risco-benefício, quando a permetrina for utilizada nestas condições.
A segurança e a eficácia da permetrina não foram estabelecidas em crianças menores de dois meses de idade. Estudos em ratos não demonstraram tumorigenicidade e mutagenicidade em animais tratados com a permetrina. Quanto à carcinogenicidade, houve aumento de adenomas pulmonares, como também, aumento de carcinomas dos alvéolos pulmonares e de