Relatório de Curva Característica do Diodo
TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
IFSP – CAMPUS SÃO CARLOS
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ELETRÔNICA (ELEA2)
CURVA CARACTERÍSTICA DO DIODO
SÃO CARLOS, SP
2014
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ELETRÔNICA
CURVA CARACTERÍSTICA DO DIODO
Orientador: Prof. Ms. Fabriciu Benini
Turma: TMA5
SÃO CARLOS, SP
2014
1. OBJETIVO
Verificar o funcionamento do diodo de junção e obter curva característica do diodo por meio de experiência prática com circuito eletrônico e multímetro.
2. INTRODUÇÃO
A partir dos estudos dos materiais semicondutores foi possível criar um dispositivo eletroeletrônico chamado de diodo de junção. O diodo semicondutor é um dispositivo básico e é usado numa grande variedade de circuitos que vão dos mais simples aos mais complexos. O diodo de junção é formado unindo os materiais do tipo P e N construídos a partir da mesma base de silício (Si) e germânio (Ge). Estes materiais de tipo P ou N são eletricamente neutros, mas quando dopados e unidos formam um diodo de junção. O diodo de junção pode ser polarizado de duas formas, podendo essa ser inversa: sendo aplicado um potencial externo, reverso com relação às regiões de material P e N ocorre o efeito de aumento da região de depleção por causa da corrente de saturação inversa ou corrente de fuga. Ou podendo ser por polarização direta: é estabelecida aplicando-se um potencial positivo (direto) com relação aos materiais P e N, assim a região de depleção diminui favorecendo a movimentação de cargas que cresce exponencialmente com o aumento da polarização.
Figura 1- Diodo de Junção
Figura 2 - Tipos de Polarização do Diodo
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. MATERIAIS UTILIZADOS
Na bancada do laboratório de eletrônica realizamos os experimentos a fim de constatar o funcionamento de um diodo de junção, e para isso, utilizamos os seguintes