Técnicas Organizacionais
1. PERFIL PROFISSIONAL E PESSOAL DO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Todas as pessoas trabalham para garantir sua sobrevivência, isto é, para satisfazer as suas necessidades de moradia, de alimentação, de medicamentos, de vestimentas e, de um modo geral, para a aquisição de bens de consumo. Elas trabalham também por aprovação social.
Além disso, o trabalho favorece o relacionamento humano, o reconhecimento e a valorização das pessoas, cria e fortalece as amizades e favorece a troca de idéias.
O perfil desejado do Técnico em Administração desenvolveu-se a partir de uma ampla discussão com os diversos segmentos que interferem na formação e desenvolvimento deste profissional, dentre os quais: professores, profissionais técnico administrativos, alunos, ex-alunos, empresários e representantes do Conselho Regional de Administração – CRA.
Diante do exposto chegou-se à seguinte concepção quanto ao perfil do egresso do Curso Técnico em Administração:
Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional de acordo com as demandas mundiais, nacionais e regionais.
Competência para empreender e tomar decisões, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações.
Capacidade de atuar em equipes multidisciplinares e multifuncionais.
Flexibilidade e pró atividade diante das mudanças.
Orientação para resultados.
Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, demonstrando pré disposição para o aprendizado contínuo.
1.1 Responsabilidades, comportamento e atitudes do profissional em Administração
Conforme vimos e falamos, para alcançar “o perfil” o