Desvantagens do uso de anabolizantes e doenças relacionadas
Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes.
A testosterona e os esteroides anabolizantes-androgênicos sintéticos se ligam a um receptor androgênico na musculatura do esqueleto e em outros órgãos. Este complexo esteroide-receptor faz com que o mecanismo genético do núcleo celular produza ácido ribonucleico mais rapidamente, que é utilizado para sintetizar mais proteínas no ribossomo da célula. No músculo, algumas dessas proteínas são a actina e miosina, proteínas contráteis produtoras de energia, que podem gerar força.
Os anabolizantes quando administrados, entram em contato com as células do tecido muscular e agem aumentando o tamanho dos músculos. Em doses altas, eles aumentam o metabolismo basal, o número de hemácias e a capacidade respiratória. Essas alterações provocam uma redução da taxa de gordura corporal. As pessoas que os consomem ganham força, potência e maior tolerância ao exercício físico. Sem grandes esforços, elas atingem a meta de mudar a aparência rapidamente.
Embora essas drogas venham com uma tarja na embalagem alertando que o produto deve ser usado com indicação médica, no Brasil qualquer pessoa pode comprá-las sem receita em farmácias e academias. Por causa dos seus efeitos, o uso indiscriminado é ilegal e pode trazer sérios riscos à saúde.
Efeitos Colaterais Mais Frequentes
Vários autores listaram os possíveis efeitos colaterais sobre os diferentes órgãos e sistemas além de alterações na saúde mental de humanos.
Os riscos de complicações tendem a aumentar, à