02 ANABOLIZANTES
Qual a finalidade dos esteróides anabolizantes?
Os esteróides anabolizantes, tem por finalidade agir na forma terapêutica para o tratamento de pacientes pós-operatórios, osteoporose, desnutrição, além de outras patologias como, por exemplo:
Deficiência hormonal da testosterona;
Câncer de mama feminino;
Anemia;
Impotência sexual (por insuficiência testicular);
Retardo pubertário masculino;
Eunuquismo (castração);
Climatério masculino.
Qual médico deve ser consultado para um tratamento com esteróides anabolizantes?
Teoricamente os endocrinologistas têm mais conhecimento do assunto, principalmente aqueles mais dedicados aos distúrbios do crescimento corporal e do desenvolvimento genital. Muitos clínicos gerais estão atualizados na indicação desses produtos e raramente utilizam. Os ginecologistas atuam mais nos casos de osteoporose e os mastologistas e oncologistas nos casos de câncer de mama. Ultimamente, os geriatrias fazem muitas indicações de anabolizantes para os casos de climatério masculino. Por causa da dopagem esportiva muita especialistas em medicina esportiva, conhecem bem o uso dessas substâncias.
O que são esteróides anabolizantes?
O termo anabolizantes significa substância que faz anabolismo, isto é, crescimento. No organismo humano, são hormônios derivados de hormônios, e o termo esteróides significa óleo sólido e se origina do grego “stereos”, que significa sólido e do latim “oléum”, que significa óleo. Além disso a testosterona (hormônio masculino), o hormônio de crescimento e a insulina, são os anabolizantes considerados mais potentes.
Que tipo de benefício eles podem proporcionar para o atleta?
Estudos dizem que os esteróides anabolizantes produzem uma ação de rendimento no ganho de massa muscular, força e velocidade. Com isso atletas melhoram o desempenho na modalidade em busca de recordes e títulos, mas é bom lembrar que os esteróides anabolizantes são substâncias proibidas no conceito de