Esteroides e anabolizantes
UNIDADE TOLEDO
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
LUCAS EDUARDO ROMAN DE OLIVEIRA
ESTEROIDES E ESTEROIDES ANABOLIZANTES
TOLEDO – PR
2013
LUCAS EDUARDO ROMAN DE OLIVEIRA RA: 00144032
ESTEROIDES E ESTEROIDES ANABOLIZANTES
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Paranaense – Unidade Toledo, como requisito parcial para a obtenção de nota parcial da disciplina de Bases Biológicas e Bioquímicas. A pedido da Profa. Msc. Vaniria Lysyk Teixeira Bianchi.
TOLEDO - PR
2013
Esteróides
Os esteróides são lipídios que apresentam um núcleo tetracíclico característico em sua estrutura são aqueles que contem um ou mais grupos de –HO e nenhum grupo de C=O são denominados esteróis. O mais comum desde grupo o colesterol, não somente por ser o esteróide mais abundante nos tecidos dos animais, mais como um precursor a síntese de todos os outros esteroídes, que incluem os hormônios esteróides sais biliares e a vitamina D, porem não encontrado em gorduras vegetais. O colesterol é transportado no organismo humano pelas lipoproteínas plasmáticas, que são geralmente ligados ácidos graxos insaturados como o linoeico, (formando o ésteres de colesterol) a ligação éster forma-se entre o grupo hidroxila do colesterol e a carboxila do acido graxo, esta também é a forma de armazenamento de colesterol dentro das células. Os esteróides mais abundantes são aqueles que contem o grupo hidroxila.
Dividem-se em três grupos, são eles: Estrógenos, Andrógenos e a Cortisona. Andrógeno: Responsável pelas características masculinas, como pelas espinhas, desejo sexual e etc. Estrógeno: responsável por características femininas, como ginecomastia, afinamento da voz, leve acumulação de gordura. Aromatizar: É a transformação de um andrógeno em um estrógeno (hormônio masculino em feminino) e o Cortisol que é produzido por ambos os sexos tem