Esteroides
Esteroides
Setembro -2014
Trindade -GO
Faculdade União de Goyazes .
25 de Setembro de 2014 .
Aluno(a):Marcos Antonio Moreira Junior .
Professor(a): Pamela
Esteroides.
Trindade –GO
Introdução
Os esteroides compreendem diversas substâncias químicas com importante papel na fisiologia humana. São lipídios de cadeia complexa, onde o colesterol é substância fundamental na sua formação. Os esteroides são conhecidos desde 1935 e são responsáveis pela harmonia das funções no organismo.
Todos os esteroides apresentam em comum a estrutura química denominada Ciclo-pentano-peridro-fenantreno. Os esteróides são amplamente distribuídos nos organismos vivos e incluem os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis, tais como o colesterol e a digitalina, presentes na dedaleira.
O uso dos esteróides é constante na indústria farmacêutica, onde constituem os ingredientes ativos da maioria das pílulas anticoncepcionais ministradas oralmente. Em várias especialidades, esteróides denominados de anti-inflamatórios hormonais são usados no tratamento de diversas afecções, na forma tópica (pomadas, soluções) ou sistêmicas (oral, inalatório, intramuscular e intravenoso). A partir de uma de suas categorias: a cortisona que é produzida por ambos os sexos e tem efeito analgésico e antiinflamatório. São usados como anabolizantes por muitos atletas que buscam os efeitos anabólicos dos andrógenos buscam desenvolvimento de massa muscular, recuperação de lesões e outros.
Esteroides
São compostos tetracíclicos (quatro anéis) de alta massa molecular. Aqueles contendo um ou mais grupos ─ OH e nenhum grupo C ═ O são chamados esteróis. O esterol mais comum é o colesterol, o qual é encontrado em gorduras animais, mas não em gorduras vegetais. Responsáveis pela harmonia das funções vitais do organismo. São compostos químicos sintéticos que imitam os efeitos anabólicos da testosterona, tendo