diodos semi condutores
CARACTERÍSTICAS
1. – INTRODUÇÃO
Existem diversos tipos de diodos, muitos deles projetados e construídos com finalidades específicas. Os diodos semicondutores são apresentados comercialmente encapsulados em invólucros de vários tipos e materiais, como por exemplo, vidro, plástico ou metal. Quando o diodo deve suportar corrente elevada, o invólucro é feito de material bom condutor térmico o que permite sua instalação em dissipadores ou radiadores de calor que irradiam o calor mais facilmente.
Os fabricantes fornecem folhas de dados sobre os diodos que trazem curvas características e especificações do diodo em condições de teste.
Além da identificação do diodo e do conhecimento de suas características elétricas é importante que se possa a partir de ensaios simples e rápidos realizados em laboratório serem constatadas algumas de suas características elétricas. 1.1
– Identificação dos diodos
Em geral, o símbolo do diodo ou alguma marca é utilizado para a identificação dos terminais do diodo. Veja alguns exemplos a seguir:
Embora a identificação dos terminais do dispositivo possa ser feita através de inspeção de seu corpo, é necessário saber se o diodo está em condições de ser utilizado. Um teste rápido com o multímetro possibilita a verificação dessa condição.
1.2 – Diodos especiais
Existem diversos tipos de diodos com características especiais para aplicações específicas. Os LED´s ( Light Emitting Diode – Diodo emissor de luz ) pertencem a categoria dos dispositivos opto-eletrônicos. Embora com um comportamento semelhante ao diodo de silício ou germânio é utilizado outro tipo de semicondutor na construção dos LED´s, o arsenieto de gálio (AsGa) e outros materiais como o fósforo. Os LED´s tem por função emitir luz, quando diretamente polarizados.
1.3 – Teste do diodo com o multímetro
Com o multímetro analógico selecionado como ohmímetro, pode-se testar diodos através da