Circuitos e Dispositivos eletronicos - Diodos Semi condutores
Departamento de Engenharia de Controle e Automação
DECAT
Circuitos e Dispositivos Eletrônicos
Ronilson Rocha
Diodos Semicondutores
NOME: Felipe Oliveira Tavares - 10.2.1405
Ouro Preto – 2012
PARTE EXPERIMENTAL
Prática 1
A. Teste de Diodo
Para testar um diodo, utilizou-se um multímetro, ligado na posição diodo, se o visor apresenta variação quando liga-se os terminais do multímetro, é sinal que o diodo está conduzindo, assim sabe-se o sentido de condução do diodo.
Os diodos são testados conforme a figura ao lado, se os terminais do multímetro forem ligados na posição contrária, o visor não indicará nada, o que significa que não há condução.
B. Característica V x I de um diodo
No circuito acima foram feitas as respectivas ligações com o osciloscópio, ao executar-se a prática foram obtidos os resultados mostrados nos gráficos abaixo.
Forma de onda no diodo:
No ciclo positivo, mede-se no diodo somente a sua tensão, que no caso do diodo de silício é de 0.7V, conforme mostra o gráfico, já no ciclo negativo, a tensão vai seguindo a onda fornecida pela fonte até seu valor máximo negativo.
Forma de onda na resistência:
Com o osciloscópio no modo XY, obteve-se o gráfico V x I.:
Diodo 1N4007 Diodo 1N4732 (zener)
A curva do gráfico, onde o diodo começa a conduzir, tem-se um valor de 0,7 V(diodo de silício), que é justamente o valor medido com o multímetro, desconsiderando algumas possíveis variações. Este valor é o mínimo necessário de tensão aplicado ao diodo diretamente polarizado, para que este conduza.
C. Comportamento do diodo em circuitos CC
A análise se torna muito complicada em um circuito em que se tem vários diodos. Na montagem mostrada abaixo