Uso de tecnologias na gestão publica
Ronald da Silva Balbe
Uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública: exemplos no governo federal
Ronald da Silva Balbe
Introdução
As inovações tecnológicas estão alterando os padrões de relacionamento dos governos com os cidadãos. A administração pública contemporânea, de modo voluntário ou reagindo a estímulos, vem se tornando mais sensível a essas mudanças.
No entanto, a utilização e a adaptação de técnicas oriundas do setor privado têm sido frequentes em função da dimensão e complexidade do setor público, e soluções inovadoras estão surgindo dentro das próprias organizações públicas.
Essas novas práticas estão associadas em grande medida ao conceito de governo eletrônico, que não pode ficar restrito à mera automação dos escritórios.
O mundo contemporâneo exige bem mais dos governos; a cobrança por maior eficiência dos processos, aumento da transparência e maior efetividade das políticas públicas tem sido intensa. Apesar do foco no cidadão, as inovações do setor público não se restringem ao relacionamento do governo com esse público,
Revista do Serviço Público Brasília 61 (2): 189-209 Abr/Jun 2010
189
RSP
Uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública: exemplos no governo federal
visto que aprimoramentos vêm sendo realizados também na relação do governo com o setor privado e no relacionamento governo com governo.
No Brasil, como no resto do mundo, o governo eletrônico se amplia na segunda metade da década de 1990, envolvendo as mais diversas áreas e indivíduos. A partir dessa data ocorre maior uso de grandes bancos de dados, tanto para acumular registros quanto para gerenciar informações relevantes. Os avanços tecnológicos têm auxiliado também o aprimoramento da tomada de decisão, em especial nos setores que mantêm contato direto com a população, em que a resposta tempestiva é uma questão essencial. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar
as