Diodos e Retificação de ondas.
Neste tópico do resumo, faz-se uma abordagem mais observatória e pessoal do experimento e tiradas conclusões do trabalho feito em laboratório a partir de conhecimentos anteriores e de novos conhecimentos obtidos em aula.
Nesta prática laboratorial foi estudado o fenômeno de retificação de ondas, muito útilizado em equipamentos ordinários do cotididiano de qualquer pessoa, mas nem sempre conhecido.
Uma descrição mais teórica é feita na segunda parte deste trabalho (PARTE 2QUESTIONÁRIO).
Inicialmente foi montado um circuito que levava o nome de retificador de meia onda e que pode ser visto na imagem da Figura 1, no próximo tópico. No sentido de explorar o experimento, nos foi orientado observar o fenômeno que acontecia e a partir das questões exposta a nós, chegar às conclusões adequadas.
Montado o circuito e observado o que ocorria, foi possível perceber que “metade” da onda que descrevia o comportamento da tensão de saído do circuito era “cortada” e isso foi observado com muita curiosidade, uma vez que, tendo o primeiro contato com o fenômeno de retificação, por um ângulo mais técnico, era possível perceber a papel dos diodos semicondutores utilizados neste circuito.
O próximo item do experimento foi o estudo do retificador de onda completa, cujo esquema de montagem também se encontra no próximo tópico, na Figura 2 e uma descrição mais teórica também é abordada nesta parte conforme se respondem as questões.
Apresentado o circuito a ser construído foi montado e observado os efeitos que este dispossitvo desempenhava.
Observouse que o princípio era parecido com o retificador de meia onda, mas desta vez não havia espaços/”saltos” entre as curvas de tensão. Este gráfico pode ser visto na Figura 3.
Observou-se também que, quando inseridos capacitores com capacitâncias maiores, a curva do comportamento da tensão, tendia a possuir uma tensão de pico cada vez menor, como pode ser analisado no display do