Literatura portuguesa
A Literatura portuguesa parece algo distante, muitas vezes pensamos que nada diz respeito a nossa realidade. Entretanto, ela mostra os rastros das nossas identidades, da nossa cultura. Isto porque, como se sabe, a nossa língua e literatura em expressão portuguesa, surge na Península Ibérica (Portugal e Galícia), que faziam parte do mesmo grupo linguístico, falavam a mesma língua, por isto, as primeiras representações da literatura em língua portuguesa é classificada como literatura galego portuguesa. Para nos ajudar a compreender melhor, precisamos fazer uma viagem ao tempo e estudarmos um pouco sobre cada época da literatura portuguesa a começar da época medieval, seguidos da época clássica, época moderna e para finalizar a época contemporânea, com bases nos estudos das manifestações poéticas na literatura portuguesa e os relacionamentos com fatos culturais, artísticos e sociais, das líricas trovadorescas ao Barroco Português.
Objetivos Gerais:
a) Estudar diacronicamente a Literatura Portuguesa do Medievo ao Barroco, articulando as obras desses períodos com o contexto sócio cultural do qual fazem parte.
b) Desenvolver o senso crítico em relação ao processo artístico empreendido pelos agentes fundadores da tradição literária portuguesa que permanece presente ainda nos dias de hoje.
Objetivos Específicos:
a)Levar os alunos a conhecer e analisar criticamente obras significativas do Trovadorismo, do Humanismo, do Classicismo; do Barroco português;
b) Estabelecer relações entre as obras literárias dos períodos mencionados e o contexto sócio-cultural em que estão inseridas.
c) Identificar relações intertextuais entre as obras produzidas em Portugal e em outros países, bem como sua relação com outras formas de arte: cinema, pintura, escultura, música.
d) Entender como nós, homens e mulheres contemporâneos, podemos construir paralelos entre o presente e o passado através dos textos literários.
e) Compreender, por meio de perspectivas