LITERATURA PORTUGUESA
INTRODUÇÃO
A literatura é uma forma de arte, criada pelos homens para atender à necessidade de compreender melhor a realidade e de transmitir experiências.
Inicialmente, a literatura era oral. O registro escrito foi produzido num momento posterior. Os textos literários dividem-se me gêneros, cujo conceito está ligado às formas e funções textuais.
A primeira forma de organização dos gêneros foi proposta por Aristóteles, através da obra Poética, que distinguiu três gêneros literários: O lírico, o épico e o dramático.
O gênero lírico tinha como foco o mundo interior do poeta. Esse gênero expressava por meio de poemas os sentimentos mais profundos do homem. O gênero épico enfatizava o mundo exterior do poeta, descrevendo os acontecimentos históricos de cada cultura. O gênero dramático abordava os grandes e pequenos conflitos das relações humanas em peças teatrais.
A literatura é um fenômeno individual e um fenômeno social, pois o texto literário traz as marcas pessoais do escritor. Segundo CHAVES (1988), todo texto literário dialoga com o momento social e histórico em que foi produzido:
Como uma das expressões da cultura do homem, sujeita, portanto, às modificações construídas no tempo, a literatura apresenta uma característica muito especial. Ao mesmo tempo em que se revela como um produto da História, ela tem a capacidade de atuar nos sentido de transformar essa História. Como as outras formas de arte( a música, as artes plásticas, o cinema, etc.), ela traduz e provoca inquietações que vão, muitas vezes, alimentar a busca de mudanças que é a própria do homem vivo.[...] ( CHAVES, 1988. P.9)
Em toda a sociedade, a ideologia dominante é a da classe dominante. O discurso literário veicula valores ideológicos organizados sob a perspectiva de uma classe social específica, que revelam o modo como uma determinada classe social compreende o mundo que vive. Apesar disso, a literatura pode ser um meio para criticar o discurso