Diodo
O que é um diodo?
Diodos são componentes de grande aplicação em circuitos eletrônicos. Seu nome representa “dois eletrodos”. Este componente tem seu funcionamento semelhante ao de uma chave podendo estar aberta ou fechada assim como veremos adiante.
Para entendermos seu funcionamento, temos de conhecer suas etapas de produção. O diodo é construído a partir de um material semi-condutor. Materiais semi-condutores são aqueles que possuem quatro elétrons em sua camada de valência. Como o número de elétrons determina a condutibilidade de um material, são considerados semi-condutores pois condutores possuem apenas um elétron na camada de valência e isolantes possuem oito assim eles ficam no meio desses valores.
Produção de Diodos
Para se fazer um diodo, é necessário passar o material semi-condutor (Germânio e Silício, porém o silício é mais usado por ser mais abundante na natureza) por um processo chamado Dopagem de Semi-Condutores. Esse processo baseia-se na aplicação de gases trivalentes e pentovalentes para a construção de pólos positivos e negativos Princípio de funcionamento de um diodo
Ao se juntar um elemento P a um elemento N, temos a seguinte situação: o elemento P tem excesso de lacunas; o elemento N tem excesso de elétrons. No ponto onde os dois cristais se tocam, tende a haver uma migração de elétrons e lacunas, até que se estabeleça um equilíbrio.
Desta forma, estabelece-se regiões distantes a região neutra (onde a carga total é zero) e a região de depleção onde a concentração de portadores de carga é zero. Teoria de Funcionamento
A barreira de potencial no diodo é a tensão mínima requerida para que ele comece a conduzir corrente elétrica. Esse valor mínimo é de aproximadamente 0,6 á 0,7 volts para diodos de silício e 0,3 volts para diodos de germânio. Se a tensão na fonte for menor que esses valores, o diodo não conduzirá corrente elétrica.
O diodo em circuitos elétricos funciona como uma chave que varia de estado conforme a