Retificador meia onda
Circuitos Eletrônicos
2014
Disciplina: Circuitos Eletrônicos
1. OBJETIVOS
Este experimento visa analisar o comportamento do diodo, através da construção e estudo da curva que relaciona a tensão e a corrente do diodo ().
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Diodo semicondutor é um componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais durante sua formação, que causa a polarização de cada uma das extremidades.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica entre outras aplicações. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício). 2.1 Diodo comum
O diodo é um dispositivo de dois terminais representado pelo símbolo da Figura 1. As características tensão-corrente para um diodo ideal mostradas na Figura 2.
Figura 1. Símbolo do diodo.
Figura 2. Característica em um diodo ideal.
Idealmente, um diodo irá conduzir corrente no sentido definido pela seta no símbolo na Figura 1 e agirá como um circuito aberto para qualquer tentativa de estabelecer corrente no sentido oposto. Em outras palavras, o diodo ideal é um curto-circuito para a região de polarização direta e um circuito-aberto na região de polarização reversa, como demonstra a Figura 3(a e b).
Figura 3(a e b). Comportamento do diodo na polarização direta e reversa.
A polarização direta, ou simplesmente região direta, é uma região de operação alcançada quando a tensão V, nos terminais do diodo, for positiva. Na região direta, a relação entre a corrente e a tensão é rigorosamente aproximada por:
Equação 1. Corrente no diodo
Nesta equação, é uma constante para um dado diodo a uma determinada temperatura. A corrente é geralmente chamada corrente de saturação. Para os