Retificador de meia onda e retificador de onda completa
ELETRÔNICA I
CIRCUITOS RETIFICADORES DE MEIA ONDA, ONDA COMPLETA E FILTRO CAPACITIVO
PRÁTICA EM LABORATÓRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal conhecermos características e limitações de circuitos retificadores de meia onda (RMO) e RMO com filtro capacitivo, e retificadores de onda completa (ROC) e ROC com filtro capacitivo.
Antes da prática em laboratório, foram feitas simulações com os quatro circuitos propostos – RMO e RMO com filtro capacitivo, ROC e ROC com filtro capacitivo - visando em cada um deles conhecermos e visualizarmos graficamente valores esperados antes e depois da retificação em cada situação.
Para a realização da simulação foi utilizado o software LTSpice e para as montagens foram utilizados os seguintes componentes: transformador (12+12) V, resistores 1kΩ e 10kΩ, diodos 1N4007 e capacitores 1000µF e 100µF.
DESENVOLVIMENTO
1. CIRCUITO RMO E RMO COM FILTRO CAPACITIVO
1. RMO
Montamos o circuito retificador em meia onda (RMO) da Figura 1, com valores conforme abaixo:
T1= (12+12)V RL = 1kΩ D1= 1N4007 [pic] Figura 1 - RMO
Para a analise da forma de onda utilizamos o canal 1 e canal 2 do osciloscópio. Ligamos a ponteira do osciloscópio (canal 1) no ponto A e a garra no ponto D(GND).
Ligamos a ponteira do osciloscópio (canal 2) no ponto C e a garra no ponto D(GND).
Comparando a amplitude e a fase dos sinais em cada canal, temos no canal 1 uma senóide completa, com Vp de 16,97V. No canal 2, temos sinal de meia onda positiva, pois no semiciclo positivo D1 conduz e no semiciclo negativo ele corta. A tensão Vp de saída é um pouco menor que a tensão de entrada, pois há uma queda de tensão em cima de D1, tendo o valor de 16,27V.
Canal 1:
Canal 2: