retificador meia onda
a) dobrador de meia onda:
O dobrador de meia onda é mostrado na figura 1 Utilizando apenas um diodo e um capacitor. Seu funcionamento é o seguinte:
Nos semiciclos em que o diodo é polarizado no sentido direto, quando sua resistência é muito menor do que a carga, ocorre a circulação de uma corrente intensa que leva o capacitor a carregar-se praticamente com o valor de pico da tensão alternante de alimentação.
Nos semiciclos em que o diodo é polarizado no sentido inverso, não há circulação de corrente pelo diodo e a tensão da rede praticamente se soma à tensão manifestada pelo capacitor carregado. Esta tensão dupla aparece no circuito de carga que então é alimentado.
b) Dobrador de onda completa
Conforme mostra o circuito da figura 2 são usados dois diodos e dois capacitores para obtermos o dobrador de onda completa.
Conforme uma rápida análise do circuito revela, o que temos é a utilização de dois circuitos simples de dobrador de mais onda em oposição de modo que um funciona com os semiciclos positivos e o outro com os negativos, havendo, portanto, a condução de corrente pela carga nos dois semiciclos.
A alimentação de todos os circuitos eletrônicos é feita por meio de tensão contínua, porém a tensão na rede é alternada. Os circuitos que convertem tensão CA em CC são chamados de conversores ou reticadores. Sua função é converter a tensão senoidal em pulsante, que, em seguida, é ltrada e eventualmente aplicada em um regulador de tensão. O dispositivo utilizado para obter a reticação é o diodo de junção, estudado no capítulo anterior.
3.1 Reti#cador de meia onda
O circuito reticador de meia onda é composto por um único diodo acoplado na saída de um transformador. Graças a essa conguração, após a passagem pelo diodo, observam-se somente semiciclos positivos, pois durante o semiciclo negativo a tensão na carga é nula.
Quando a tensão