Avaliação
CAMPUS DE VIDEIRA
AVALIAÇÃO EM FÍSICA:
COMPROMETIMENTO COM O APRENDIZADO DO ALUNO
Acadêmica: Patrícia de Deus e Silva
Curso: Física 5ª Fase
Videira, Setembro de 2010.
AVALIAÇÃO EM FÍSICA:
COMPROMETIMENTO COM O APRENDIZADO DO ALUNO
Quando se depara com a questão “avaliação”, no contexto ensino – aprendizagem, muitos ainda são os questionamentos que se fazem pertinentes: O que avaliar? Como avaliar? Por que avaliar? Como despertar no aluno um conceito de avaliação que o ajude na formação como cidadão? De que maneira, fazer da avaliação um instrumento que seja norteador dos objetivos pré-estabelecidos pelo professor e concretizados pelo aluno?
Obter respostas precisas aos questionamentos acima é uma tarefa árdua. Cada escola, cada professor trabalha com realidades diferentes, que possui características próprias que influenciam diretamente no trabalho realizado.
Levando em consideração uma abordagem do ensino de Física, nos diferentes níveis de ensino, percebe-se uma grande preocupação por parte dos professores em relação ao método avaliativo utilizado.
A Física, por apresentar um grande leque de informações em cada assunto abordado, exige do professor muito mais atenção na hora de elaborar seu plano de aula, e principalmente no direcionamento que será dado em cada abordagem. Isso pois, refletirá diretamente na hora da avaliação. Muita informação e pouco conhecimento. Melhor se ter muito conhecimento e um nível de informação “adequado”.
Enquanto professores de Física, busca-se constantemente métodos, estratégias, alternativas, técnicas, conceitos, conhecimentos que possam servir de base para um ensino de Física onde prevaleça um conhecimento significativo e atrelado com fatos da realidade, se tornando efetivo e maleável. Porem, todo professor, por mais que se tente negar, traz em sua bagagem raízes, ligadas ao seu passado escolar que muitas vezes