Avaliação
A avaliação é um instrumento utilizado para verificar se os alunos adquiriram os conhecimentos básicos de cada ano e se tornaram capazes de utilizar os conhecimentos em situações do seu cotidiano. Deve ser parte integrante do processo ensino-aprendizagem, ter função diagnóstica entendida como um processo contínuo de informações, análise, reflexão e tomada de decisão sobre o desenvolvimento e desempenho dos alunos na apropriação do conhecimento.
Nesse processo, o aluno não é o único a ser avaliado, será o professor na sua prática diária, o conteúdo desenvolvido, a metodologia empregada, os recursos utilizados e suas adequações.
Devem-se trabalhar os caminhos trilhados pelos alunos, explorar os raciocínios envolvidos levando-os a escolher procedimentos adequados que diminuam erros, os quais pode ser resultado de uma visão parcial dos conteúdos.
A avaliação deve ocorrer ao longo do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos múltiplas possibilidades de se expressar, rever e aprofundar a sua visão dos conteúdos trabalhados.
O critério básico para avaliação é o conhecimento que o aluno deve adquirir, devendo estar sistematizado na forma de conteúdos básicos para cada ano. Cada indivíduo, desde pequeno, vai construindo referenciais para avaliar seu comportamento e o comportamento daqueles com que convive. São informações coletadas a partir das reações das outras pessoas – crianças e adultos – e integradas ao desenvolvimento da personalidade de cada um, direcionando ações, decisões e atitudes. Sobre isso, Lima (2002, p. 6) explica
No processo de avaliação, o ser humano lança mão, desde a infância, de suas experiências vividas, do que sabe, do que percebe, dos conhecimentos acumulados, presentes em seu meio, e aos quais ele tem acesso, dos instrumentos culturais, das várias formas de agir que ele constituiu através da experiência cultural.
A palavra avaliar origina-se do latim a + valere, que significa atribuir valor e