Avaliação
Em um processo seletivo, o objetivo maior é a contratação do melhor candidato, aquele que mais se enquadra no perfil da vaga e da empresa. Uma seleção bem feita garante a entrada de pessoas com alto potencial e sua permanência por longos anos. Contudo para tudo isto acontecer é necessário que o departamento de Recursos Humanos esteja alinhado com a estratégia da empresa, apenas com o planejamento estratégico é possível estabelecer uma comunicação integrada com o candidato dando consistência a um programa de administração bem sucedido.
A contratação de um candidato reflete na empresa toda, por este motivo o recrutamento e seleção nunca teve tanta importância como nos tempos atuais. A escolha das pessoas que irá compor o quadro de funcionários da organização deve ser da melhor e mais eficiente forma possível, pois são elas que trarão sucesso a empresa. Todos os objetivos organizacionais podem ser atingidos com uma má contratação, devido a isto o processo de seleção deve ter um planejamento estratégico, para que futuros problemas não venham a prejudicar o bom andamento da empresa.
Para se obter um bom recrutamento e posteriormente uma boa seleção, é necessário que a empresa tenha uma analise e descrição de cargo bem definidos e atualizados, para assim conhecer as habilidades, aptidões e competências que o futuro candidato a vaga deverá ter para ocupar o cargo, além de servir para fazer uma boa triagem de currículos, tornando a seleção mais perto do perfil da vaga e sem perdas de tempos com candidatos inadequados.
É esperado do departamento de RH agilidade no processo de seleção, cada vez mais a pressão psicológica no setor aumenta, sendo assim é necessário que o gestor responsável pela área da contração, também ajude nas entrevistas, pois este conhece mais seu departamento e saberá definir qual o candidato ideal ao cargo.
Na entrevista, o selecionador deverá avaliar as competências técnicas que estão relacionadas ao domínio acadêmico,