Analise critica - Gestal do Objeto
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
TANITY RODRIGUES
ANÁLISE DO PI2
(LIVRO GESTALT DO OBJETO)
SÃO PAULO
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O intuito desde trabalho é analisar uma das peças feitas para o PI 2, a peça escolhida para análise foi a mídia externa de ponto de ônibus. Para isso foi feita a leitura do livro Gestalt do Objeto, de João Gomes Filho. A análise deverá ser feita segundo as leis da Gestalt, que são um dos capítulos do livro. Para definição das leis o autor afirma: “Ou seja, a partir dessas leis, foi criado o suporte sensível e racional, espécie de ABC da leitura visual, que vai permitir e favorecer toda e qualquer articulação analítica e interpretativa da forma do objeto, sobretudo, com relação à utilização das demais categorias conceituais.”
2. ANÁLISE NAS LEIS DA GESTALT
As leis da Gestalt são: Unidade, segregação, Unificação, Fechamento, Continuidade, proximidade e semelhança.
UNIDADE – As unidades estão presentes na peça através do fundo (formado por pontos escuro no fundo verde), na imagem dos dois fantoches, pelo balão de grito de histórias em quadrinhos e o código QR no canto inferior esquerdo da peça.
SEGREGAÇÃO – Na imagem as unidades segredadas estão presentes em cores, linhas, formas e textura, tanto no fundo como na imagem dos personagens de fantoches. Estes que segregam-se em cores e formas tanto em si mesmos quanto na caracterização.
UNIFICAÇÃO – A unificação na peça esta presente principalmente nas cores tanto do fundo, quanto dos personagens, balão de grito, o título e a cor preta presentes no logo e na chamada que propõe um tanto de equilíbrio. Está presente também na forma como foram distribuídos os elementos, os fantoches no centro da imagem, o balão à direita no centro, o titulo e chamada centralizado na parte superior e a assinatura (logo) da marca no canto inferior esquerdo.
FECHAMENTO - Não está presente o fechamento em nenhuma forma