Avaliação
Avaliar atualmente é sinônimo de calcular quantativamente o que o aluno ‘aprendeu’, uma vez que a proposta da educação brasileira é dar suporte para a qualidade de ensino e calcular o que o aluno realmente sabe através de um desempenho gradual e continuo.
A avaliação não pode ser uma forma de classificar alunos e dividi-los em níveis de aprendizagem, não podemos exigir que um grupo de pessoas apresente respostas exatamente iguais para determinadas questões, pois essa prática é a simples tradução de uma educação tradicionalista com o único intuito de depositar informações julgadas importantes para os alunos.
Para nossos estudantes não é mais necessário ter que decorar formulas sem ao menos saber para que serve e ter que ser avaliado por isso, pois acumular informações não se faz necessário uma vez que se desenvolva no aluno a capacidade de identificar e construir saberes.
Hoje avaliar deveria ser criar oportunidades de por em prática todos os conteúdos que foram ministrados de maneira a fazer com que tenha sentido em seu dia a dia. No método Just in time Learning a avaliação escolar deverá se tornar uma verificação não da memória do aluno, mas sim de suas condições de aprendizagem, levando o aluno a ser um pesquisador utilizando vários meios de informações para coletar dados relevantes e assim gerar novos conhecimentos.
A cibercultura vem contextualizar essa inovadora e eficaz idéia de avaliação que atende a todos os aspectos necessários para a aprendizagem dos educandos utilizando a modernidade em seu favor e propiciando aos alunos e educadores um ambiente integrado de