A evolução da literatura brasileira
Carvalho Branco Ao se tratar da evolução da Literatura Brasileira, tem-se, primeiro, que esclarecer o que se entende por literatura Brasileira.Será a Literatura produzida em terras brasileiras?Será a Literatura produzida por brasileiros, estejam onde estiverem?
Ou será a literatura produzida ao estilo brasileiro?...Literatura Brasileira, ao que eu entendo, é a Literatura ao estilo brasileiro, produzida por brasileiros, ao sabor do jeitinho brasileiro.Em sendo assim, quando aqui aportaram os portugueses, nos idos de 1500 e cá encontraram tribos indígenas, cada uma com sua cultura particular, que não incluía uma literatura, resolveram eles tornarem-se "civilizadores" daquele povo e, para tanto, trouxeram para cá os jesuítas, que chegaram entusiasmados, cheios de zelo apostólico, buscando catequizar a gente local, convertê-la ao cristianismo, buscaram conhecer sua língua, comparando-a com a língua portuguesa, para uma melhor comunicação entre as duas partes... Através da encenação (teatro), buscaram a catequese. Nada disso, porém, era Literatura brasileira; era Literatura portuguesa feita para aplicar à gente nativa. A grande figura deste cenário foi José de Anchieta.Assim prosseguiu, no Brasil: uma literatura importada, embora aqui construída, nada tinha realmente de nossa – a chamada Literatura de Transplantação, da qual a carta de Caminha, em 1500, é marco inicial e é considerada uma obra do Pré-Renascimento literário em território brasileiro, mas é, na realidade, obra da Literatura Portuguesa. A este, seguiram-se vários outros documentos que escritos por portugueses ou brasileiros já, eram impregnados do estilo clássico português, como Frei Vicente Salvador, primeiro historiador brasileiro.
Seguiu-se a ela, uma Literatura de Transição (1780 – 1836), quando alguns poucos brasileiros (assim ditos por terem nascido em solo ou águas pertencentes a nosso território) deram início a sua produção literária e que tem por marco