Nicolau maquiavel
Esse capítulo inicia apresentando a biografia de Nicolau Maquiavel, nascido em Florença (Itália) em 1469. Maquiavel foi escritor, diplomata e um grande pensador político.
De uma família de origem modesta, Maquiavel fez carreira pública após a expulsão dos Médicis no ano de 1494, juntamente com diversos Estados italianos executou missões, avançando rapidamente na carreira, embora ele nunca fosse nomeado oficialmente embaixador, mas frequentemente dirigiu negociações de grande responsabilidade. Maquiavel faleceu em 1527 na mesma cidade onde nasceu, mesmo após a sua morte, seus pensamentos ainda são discutidos e jamais esquecidos, pois deixou um legado de suma importância, seus textos refletem na política contemporânea e são debatidos com frequência, pois abrange a doutrina política, em que os fins justificam os meios. É conhecido como um homem de conduta desleal, mas que revolucionou o pensamento humano.
Maquiavel é tão contemporâneo, que foi tema do debate feito pelo ex-presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, na 8ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em agosto deste ano. Para FHC há políticos que não querem deixar o poder; "O objetivo do príncipe é manter o poder em tempo indeterminado. Isso não pode mais. Hoje tem eleições."
"O Príncipe" data-se de 1513, é um dos textos mais conhecidos e discutidos de Maquiavel. No livro citado anteriormente e organizado por Francisco Weffort, a professora Maria Tereza Sadek, em seu artigo seguido de alguns trechos da obra de Maquiavel, apresentou alguns subsídios para os políticos, empresários, governantes, líder de grupo e em especial para nós universitários, um deles é que o plano estrutural utilizado por Maquiavel há 500 anos, é um método histórico comparativo de alguns monarcas para fundamentar a sua teoria, ou seja, O Príncipe pode ser considerado um manual de ação política, porque Maquiavel orienta quais as atitudes que o soberano