Nicolau Maquiável
SOCIOLOGIA
David Coelho Costa
Flávio Rodrigues Lopes
Luiz Paulino do Nascimento
Marcelo de Souza Cabral
Pamela Viviane de Oliveira Silva
NICOLAU MAQUIAVEL
Trabalho apresentado como requisito de aprendizagem
Para a disciplina Sociologia do curso de Administração e Ciências
Contábeis da Faculdade Bilac.
Orientador: Profº: Diego Motta.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
2013
1
INTRODUÇÃO
No século XV são evidentes os sintomas da decadência. Florença envia seu último navio para a Inglaterra em 1480. Lourenço, o Magnífico (1449-1492), e Júlio de Médicis (14531478) instalam manufaturas de lã no arquipélago britânico e 33 bancos florentinos transferem suas sedes para Lyon, na França e é nesse panorama de crise econômica e política que Nicolau Maquiavel vem à luz, em Florença, no dia 3 de maio de 1469, filho de
Bernardo, advogado pertencente aos ramos mais pobres da nobreza toscana. Pouco se sabe dos primeiros anos de vida de Nicolau e de sua educação, não indo às informações além de que leu muito os clássicos latinos e italianos, mas não dominou o grego.
2
BIOGRAFIA
Um jovem entra na História
Nasceu em 3 de maio de 1469; em Florença; filho de Bernardo e Bartolomea; terceiro de quatro filhos, vem ao mundo no mesmo ano em que morreu Pedro Médici, que foi sucedido por seu filho Lourenço, o Magnífico.
Filho de pais pobres Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Aos sete anos, inicia o estudo da matemática e do Latim. No ano seguinte, começa a estudar na escola de Battista da Poppi. Aos doze começa estudar com o latinista Paolo da Ronciglione. Em um cenário conturbado, no qual a maior parte dos governantes não conseguia se manter no poder por um período superior a dois meses, Maquiavel passou sua infância e adolescência.
Foi historiador, poeta, diplomata e músico do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o
Estado e o Governo como