Nicolau maquiavel
(Ensaio)
Nicolau Maquiavel é um intelectual que nasceu na Itália e se destacou por ser um dos principais formuladores do pensamento político moderno, viveu num período em que iniciava-se a busca incessante pela experimentação e o antropocentrismo ganhava força frente ao teocentrismo.
Assim como vários outros intelectuais, Maquiavel utilizou a razão como centro do seu pensamento. Sua obra de maior destaque é “O príncipe” onde procura criar um manual de política explicando como se deve governar.
No entanto, o trabalho desenvolvido por Maquiavel, não foi o primeiro a trabalhar a questão política, ainda assim a sua obra é até hoje uma das maiores obras desenvolvidas sobre essa temática. O pensamento desenvolvido por ele a respeito da política foi inovador para a sua época e continua atual até hoje.
O livro “O príncipe” é uma das obras escritas sobre política que gera mais discussões atualmente, nela o autor revoluciona pela forma de escrever, pelo estilo utilizado e principalmente pelo seu objetivo rigorosamente utilitário. Foi uma obra para alcançar objetivos muito claros e definidos.
Maquiavel ao explicar “O príncipe” ressalta que seu objetivo era escrever algo de útil para ensinar como um bom príncipe deve fazer para chegar ao poder. Ele buscava criar um guia para a ação e através de suas palavras procurava orientar o acesso e a permanência no poder, além disso, o maquiavelismo procurava separar os interesses do Estado, dos dogmas e interesses da igreja, isso ocasionou grande contestação principalmente por parte da Igreja Católica.
A essência da obra escrita por Maquiavel é explicar como governar o Estado e conservar o poder. José Nivaldo Júnior ao analisar a obra “O príncipe” afirma que segundo Maquiavel
O poder é a única forma eficaz encontrada pela sociedade humana para viabilizar sua reprodução e sua sobrevivência. Na sociedade competitiva dos últimos seis milênios, o poder vem sendo o coroamento das outras duas maiores aspirações do ser