Nicolau maquiavel
- Natalidade: 1496 em Florença-Itália; - Viveu na era do Renascimento; - Foi historiador, diplomata, filósofo, estadista e político; - Formou-se por uma educação clássica e aos 12 anos de idade já escrevia em latim; - Mortalidade: 1527. Maquiavel era reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Foi ele o precursor da ciência política. Também elaborou a primeira teoria do surgimento do Estado Moderno, mostrando que a política também era uma disciplina autônoma, e que o Estado possuía seus próprios caracteres, fazendo política e seguindo sua técnica e suas próprias leis. Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha aos governantes como governar e manter o poder absoluto. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.
“O Príncipe”:
O livro “O Príncipe”, completamente escrito em 1513, era dirigido a um príncipe que estava governando um Estado, e o aconselhava sobre como manter seu governo da forma mais eficiente possível. Essa eficiência é a ciência política de Maquiavel, o qual começava descrevendo os diferentes tipos de Estado e como cada tipo afetaria a forma de governo do príncipe. Ensinava também, como um príncipe poderia conquistar um Estado e manter o domínio sobre ele.
Maquiavel apresentava os problemas e as dificuldades, e isso tudo foi demonstrado de uma forma que parecia não haver solução. Porém, logo em seguida ele apresentou não só a solução para os problemas, mas como também conselhos, os quais o governante deveria seguir se quisesse ser bem sucedido.
Outro detalhe muito importante que pode ser percebido no decorrer de toda obra, são os exemplos históricos. Maquiavel fundamentava toda a