Spray dryer
Rosemary Carvalho e Enrique Ortega
Faculdade de Engenharia de Alimentos, Unicamp, CP 6121
CEP 13083-970, Campinas, São Paulo, Brasil.
ABSTRACT:
A computer program, using C language, was developed to solve spray-drying problems . The objective is to verify the achieved results by hand made calculations. These dryers have large range of use in the food industry due to market’s need of powder products . The main applications of these dryers are coffe and milk prodution.In the program the operations conditions pre-fixed and it is required to determine the dimension of the dryer.
INTRODUÇÃO:
O problema escolhido foi retirado do livro texto “Food Process Engineering” de Heldman e Singh(1981), para facilitar a aprendizagem Engenharia de Alimentos de uma forma geral, sendo este um projeto de software preparado para a disciplina Computadores na Indústria de Alimentos. A metodologia de cálculos utilizada esta descrita no livro citado. Na determinação dos parâmetros utilizados, é sugerido que se consulte o Manual do Engenheiro Químico (Perry e Chilton, 1986) e a as tabelas de propriedades de alimentos disponíveis na literatura referente à Engenharia de Alimentos.
Problema Apresentado:
Uma indústria deseja secar um produto que contém 20% de sólidos totais, utilizando um secador do tipo spray-dryer co-corrente. Deseja-se dimensionar o mesmo a fim de se obter um produto com uma determinada umidade.
Os dados fornecidos são os seguintes:
Vazão mássica da solução : 1000 kg/h
Temperatura do ar ambiente: 30 °C
Temperatura do ar aquecido na entrada do trocador: 110 °C
Temperatura do ar na saída do secador: 55 °C
Umidade inicial produto: 0.5 kg água/kg produto
Umidade final produto: 0.04kg água/kg produto
Calor latente de vaporização da água : 2325 kJ/kg
Diâmetro do atomizador : 40 a 70 microns
O diâmetro do