Avaliação
ALUNO (A)______________________________________________ Nº________________
1º ANO B VALOR=18,0 DATA=__/__/____. NOTA=_______________________
PROFESSÔRA: DENISE .
GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
A
B
C
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA
1- “ quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própria encarnação do rei [...] que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis”.
Lilia Schwarcz. As barbas do imperador.
O significado da chegada de D. João ao Rio de Janeiro pode ser resumido como:
A- ( ) decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto político europeu.
B- ( ) fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.
C- ( )inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do Império passava do centro para a periferia.
2- Embora a independência política do Brasil tenha sido declarada somente em 1822, o início do processo de emancipação pode ser relacionado com uma conjuntura anterior, na qual um acontecimento de grande impacto desencadeou as mudanças que levaram à separação entre o Brasil e Portugal. Esse fato, que assinalou o final efetivo da situação colonial, foi:
A- ( ) a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, que introduziu no Brasil as idéias iluministas e republicanas, minando a monarquia portuguesa.
B- ( ) a Inconfidência Baiana, ocorrida em 1798, que introduziu no Brasil as idéias jacobinas e revolucionárias, levando ao fim do domínio lusitano.
C- ( ) a transferência da Corte para o Brasil em 1808, que significou a presença do aparato estatal metropolitano na Colônia, a qual