Recursos da internet
Desenvolvemos nesta aula-tema um pouco mais o tema de redes sociais, desta vez com o serviço twitter. Antes disso, porém, extraímos do livro texto, passagens do capítulo 3, de autoria de Marcos T. Masetto em que ele descreve a utilização de computadores do ponto de vista de mediação pedagógica utilizando tecnologias. Esse estudo está entre as páginas 144 e 160.
O autor entende por mediação pedagógica a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador ou motivador da aprendizagem, uma ponte dinãmica entre o aprendiz e a aprendizagem.
Masetto descreve a mediação pedagógica em processos de teleconferência, chat, listas de discussão, correio eletrônico e Internet.
Para o autor, a teleconferência não pode acontecer de forma isolada em um curso, ela deve ter uma dimensão de mediação pedagógica, um sentido de processo de aprendizagem não uma atividade isolada. Isso ocorreria por meio de debates reais e estudos prévios sobre o tema a ser abordado na teleconferência, entre outros.
Em um Chat ou sala de bate-papo, o acompanhamento do professor terá que ser muito veloz mas sem entrar a todo momento nas manifestações dos participantes. Para o autor, essa atividade deve ser orientada, depois de um certo tempo, para a busca de uma síntese das ideias apresentadas, orientação das leituras de um determinado site, de um texto previamente anexado ou outra atividade pertinente.
Masetto aborda também a questão de listas de discussão, aqui podendo ser interpretada como um fórum de debates ou mesmo rede social em uma implementação mais simples. Para o autor, estes espaços demandam a participação de um professor, seja para reorientar as discussões, para oferecer feedback ou favorecer o atingimento dos objetivos pretendidos. O autor pondera, entretanto, que o professor deve incentivar o progresso da reflexão do grupo, sem nunca fechar o assunto.
O tema estratégias de