Avaliação e promoção - uma missão possível
AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO - UMA MISSÃO POSSÍVEL
Adriana Perozzo
Angela Maria Xavier de Camargo
Ester Lopes Alves
Regiane Cristina Milani Martins
Regis Forner
Vera Lucia Leitão Cavinato
RESUMO
Refletir sobre as concepções de avaliação que permeiam o discurso pedagógico no ambiente de nossas escolas e a partir desses levantamentos propor ações de formação que ratifiquem para aqueles que possuem em seu arcabouço ideais condizentes com o que os estudos teóricos entendem como sendo avaliação e para aqueles que não entendem da mesma forma, ações visando mudanças significativas constituem o objetivo principal deste estudo.
O intuito é apresentar, ao final do trabalho, propostas de ações concretas, atividades avaliativas que mostrem uma visão diferente daquela praticada na maioria das escolas. Apresentar dados que evidenciem que nossas concepções são oriundas da nossa formação e que a partir delas podemos adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoá-las. Entendemos que a realidade e por consequência o conhecimento é complexo, é resultante de interações entre indivíduos e só com mudanças de paradigmas poderemos avançar na questão das concepções sobre avaliação, podendo de fato trazer mudanças significativas para nossos alunos em todos os sentidos.
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A avaliação, apesar de ser um tema muito discutido e alvo de diversos estudos, ainda é um tema complexo e que requer abertura de um processo de debate e reflexão nos ambientes de discussão que existem em nossas escolas. Nesse sentido há que observar a legislação educacional que versa sobre o assunto. A LDB# estabelece que a avaliação deve ser contínua e priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem, que consiste na análise do desempenho dos alunos ao longo de todo o ano letivo e não apenas em uma única prova ou em um trabalho.