Programacao estruturada
A programação estruturada estabelece uma disciplina de desenvolvimento de algoritmos que facilita a compreensão de programas através do número restrito de mecanismos de controle da execução de programas. Qualquer algoritmo, independentemente da área de aplicação, de sua complexidade e da linguagem de programação na qual será codificado, pode ser descrito através destes mecanismos básicos.
O princípio básico de programação estruturada é que um programa é composto por blocos elementares de código que se interligam através de três mecanismos básicos, que são seqüência, seleção e iteração. Cada uma destas construções tem um ponto de início (o topo do bloco) e um ponto de término (o fim do bloco) de execução.
Seqüência implementa os passos de processamento necessários para descrever qualquer programa. Por exemplo, um segmento de programa da forma ``faça primeiro a Tarefa a e depois a Tarefa b'' seria representado por uma seqüência de dois retângulos (Fig. 1.2a). A mesma contrução em pseudo-linguagem seria denotada pela expressão das duas tarefas, uma após a outra (Fig. 1.2b).
Figura: Construção estruturada: seqüência. [fluxograma]
[pseudo-linguagem]
Seleção especifica a possibilidade de selecionar o fluxo de execução do processamento baseado em ocorrências lógicas. Há duas formas básicas de condição. A primeira forma é a construção IF, que permite representar fluxos da forma ``se a condição lógica x for verdadeira, faça a Tarefa a; senão (isto é, se a condição x for falsa), faça a Tarefa b.'' Na representação em fluxograma (Figura 1.3a), as duas setas que saem do losango de condição recebem rótulos T e F para indicar o fluxo de execução quando a condição especificada é verdadeira ou falsa, respectivamente. O retângulo sob a seta rotulada T normalmente é denominado o bloco then da construção, enquanto que o outro retângulo é denominado bloco else.
Figura: Construção estruturada: seleção IF. [fluxograma]