Avaliação sexologica
1) Crie um exemplo de um comportamento sexual onde fique claro o não paralelismo entre desvio, disfunção e inadequação . Os desvios ou as parafilias são distúrbios considerados alterações do comportamento sexual caracterizadas por fantasias sexuais específicas necessidades com exclusividades e práticas sexuais repetitivas e assim tornando um transtorno psicológico, isto é, a pessoa não consegue obter excitação ou prazer de outras maneiras, tornando-se prisioneira em uma determinada prática sexual e essas práticas são consideradas socialmente inaceitáveis. Essas práticas, não são raros ser encontrados na sociedade, como citarei alguns exemplos “mais comum”.
Frotteurismo: Excitação sexual ocorre com a fricção do corpo do homem que apresenta este desvio noutra pessoa qualquer, geralmente em locais de grande concentração de pessoas, como no ônibus, ou em meio à multidão.
Masoquismo: quando a pessoa tem necessidade de ser submetida a sofrimento, físico ou emocional, para obter prazer sexual.
Necrofilia: atração por ter relações sexuais com cadáver.
Pedofilia: Envolve pensamentos eróticos repetitivos ou atividade sexual com crianças menores de 13 anos de idade.
Podofilia: É uma forma específica de fetichismo. O indivíduo obtém sua satisfação sexual através dos pés de outra pessoa.
Sadismo: ato de obter prazer através do infligir dor e sofrimento, seja físico ou psicológico à outra pessoa.
Sadomasoquismo: prazer por sofrer e, ao mesmo tempo, provocar dor à outra pessoa.
Voyeurismo: Obtenção do prazer sexual através da observação intencional de outras pessoas nuas, vestindo-se, despindo-se ou em atividades sexuais.
Zoofilia: prazer em relação sexual com animais.
Exemplo de comportamento:.
Na inadequação sexual existe uma disfunção ou desvio de um ou de ambos os parceiros, de modo que não há harmonia entre os mesmos.
EX.: A mulher gosta de surrar o parceiro (a), porém o (a) outro (a) não admite essa atitude, mas, adora