Preparo de solução aquosa
Uma solução aquosa é uma solução onde o solvente é a água e o soluto é uma substância qualquer, em menor quantidade que a água. As preparações destas soluções aquosas são as mais usadas nos Laboratórios de Química. Existem situações em que se utilizam soluções que não precisam ter uma concentração rigorosa. Por exemplo, soluções para testes qualitativos. Em outras situações, em que as soluções vão ser usadas em análise quantitativa, a sua concentração tem que ser rigorosamente conhecida (soluções padrão).
O modo de obtenção de uma solução - padrão é diferente, consoante se trate ou não de uma solução de um padrão primário. As substâncias primárias têm características “pessoais”, de modo que a sua quantidade se pode ficar, a saber, através de uma simples pesagem rigorosa. No caso de se tratar de substâncias não primárias, só será possível saber a quantidade existente num exato volume de solução desde que se determine a concentração da referida solução através da fórmula C=n/v.
As soluções padrão preparam-se, pesando uma determinada massa de soluto concentrado, dissolvendo-o no solvente e diluindo a solução obtida num balão volumétrico. As soluções mais diluídas, normalmente obtêm-se a partir de soluções mais concentradas: pipetando-se para um balão volumétrico (de volume V1) um determinado volume, V0, da solução mais concentrada e completa-se o balão com o solvente. Determina-se o fator de diluição (f) a partir da fórmula v1/v0 E não esquecer que numa diluição a quantidade de soluto se mantém constante.
1.1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O primeiro experimento foi baseado em uma preparação de Cloreto de Sódio (NaCl) a 1M. Em seguida calculamos a quantidade de soluto necessária para a solução. Neste experimento foi pego uma quantidade específica de Cloreto de Sódio (NaCl) em uma Capsula de Porcelana, em seguida colocamos dentro de um Becker com uma quantidade especifica de água.
O segundo