Avaliação Reflexiva
No filme Crash, é possível perceber uma predominância bastante grande no que se entende por Etnocentrismo. A mensagem central, o foco do filme, está em torno do preconceito com as diversas classes sociais que existem no mundo, e que de fato acontece atualmente.
Em muitas cenas, é possível identificarmos o lado “EU” etnocêntrico, contra o lado “OUTRO”. A maneira como as pessoas são tratadas, rispidamente, grosseiramente, com insultos racistas, etc. O modo como falam umas com as outras, os gestos, as ações realizadas de maneiras ofensivas que causam um mal-estar ao telespectador e que também gera comoção e muitas reflexões sobre a nossa vida, e como devemos agir diante de várias situações que podem nos acontecer.
Enfim, o filme Crash nos dá uma lição de uma maneira ampla sobre o Etnocentrismo, focando em sua parte mais agravante que é o preconceito, o desrespeito, a falta de compaixão que muitos não possuem para com o próximo, visando passar essa mensagem central para nós telespectadores de uma forma que possamos tomar consciência que não somos os melhores do “grupo do EU”, e que o resto das pessoas que não gostamos ou achamos estranhas, são as do “grupo do OUTRO”; mas que todos temos que ser uma só essência, respeitando, ajudando, apoiando, compartilhando momentos, e vivendo em harmonia uns com os outros.
Questão 2
O Etnocentrismo trata-se de uma visão que toma a cultura do “OUTRO” como algo errado, menor, sem valor, primitivo.
Ou seja, visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à visão que possui como referência cultural.
Referente ao Conceito de Relativismo sabe-se que esta teoria defende: o que é verdadeiro para uma pessoa, pode ser falso para outra. O que acontece é que, o que é verdadeiro em uma determinada situação, em outra situação envolvendo outro grupo de pessoas pode ser falso.
Então, o Etnocentrismo e o Relativismo, apesar de terem conceitos diferentes, estão ligados em muitas situações em