que eu
1582 palavras
7 páginas
O portfólio reflexivo provém de um currículo inovador na formação médica.O objetivo do estudo foi identificar a percepção dos estudantes quanto ao uso do portfólio reflexivo.
Estudo de caso no qual a análise dos dados foi realizada na perspectiva qualitativa e quantitativa
Coleta de dados foi feita mediante aplicação de um questionário com questões abertas
Os resultados apontam a contribuição do portfólio para a formação profissional ( processo de autoavaliação), mas pouca ou nenhuma contribuição para o desenvolvimento da capacidade reflexiva foi considerada pelos estudantes.
Contexto de um currículo inovador para a formação médica no curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos
Esta proposta de formação é de natureza crítico-reflexiva, sustentada numa perspectiva de construção do conhecimento a partir da problematização da realidade, ou seja, na articulação da teoria com a prática e na participação ativa do estudante no processo de aprendizagem.
Prática na USF (Unidade de saúde da família) realizada através de 3 etapas de aprendizagem
-Primeira etapa(Síntese provisória) : discussões considerando as capacidades prévias dos estudantes as quais permitem identificar lacunas no conhecimento e levantar questões de aprendizagem
-Segunda etapa (Processo individual): cada estudante se responsabiliza pela identificação de fontes e pela busca de informações para analisar e elaborar uma síntese individual.
-Terceira etapa (Nova síntese): reunião para aprofundamentos conceituais, científicos e metodológicos a partir das pesquisas individuais e estruturação das questões de aprendizagem
O portfólio dos estudantes é organizado a partir da realização das atividades da prática, tal como o cuidado prestado aos indivíduos.Assim, pode ser organizado por família, contendo a história de vida da família, história clínica, exame clínico, levantamento de necessidades de saúde e do plano de cuidados do paciente, entre outros.
O portfólio é utilizado como uma