avaliação reflexiva
Curso: Docência do Ensino Superior
Disciplina: Construção da aprendizagem reflexiva no ensino superior
Turma: 39939
Produção acadêmica 01 “A prática reflexiva no ensino superior: uma construção sustentada em diversos pilares educativos”. Partindo do princípio que aprender é condição fundamental para a integração das pessoas à sociedade e ao cotidiano produtivo em constante transformação (SERMANN), necessita-se que a prática reflexiva deva se iniciar bem antes do nível superior, para que nessa etapa ela possa ser vista como uma prática essencial e natural, inerente aos indivíduos que buscam um conhecimento específico num contexto social diverso e complexo.
Segundo Santos, algumas abordagens tentam explicar as vias de acesso da construção do conhecimento, ou seja, o caminho da aprendizagem onde a abordagem reflexiva se insere: a abordagem comportamentalista que surgiu na época em que a psicologia tentava se afirmar como ciência (mensurável e objetiva); a abordagem cognitiva, que surgiu despontou como contraponto a teoria anterior, ou seja, analisando a mente e sua aquisição de conhecimento propriamente dita e não voltando-se a uma abordagem comportamental; assim como o construtivismo, que surgiu a partir da teoria comportamental, sendo ainda hoje utilizado como método pedagógico por muitas escolas.
Pode-se considerar que as abordagens das Teorias da Aprendizagem são de fundamental importância para a formação docente, já que seus pressupostos exercem influência direta ou indireta nas discussões e ações pedagógicas que envolvem o ensino/aprendizagem nas escolas (SANTOS).
Necessita-se de diálogo na área da educação para extrair o que há de mais pertinente em cada uma das teorias para cada realidade de ensino.
Deve-se, dessa forma, em cada uma das etapas e realidades buscar sua substância útil para que a prática educativa consiga apreender os aspectos cognitivos, socioculturais e afetivos na promoção