Avaliação por competências
A premissa básica é a de que o funcionário sabe ou pode aprender - a identificar suas próprias competências, necessidades, pontos fortes, pontos fracos e metas. Assim, ele é a pessoa mais capaz de determinar o que é melhor para si. O papel dos superiores e da área de RH, passa a ser o de ajudar o funcionário a relacionar seu desempenho às necessidades e à realidade da organização.
A gestão por competências é sistema gerencial que busca impulsionar os funcionários na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. Competências são aqui entendidas como as capacidades, os conhecimentos e as características pessoais que distinguem os profissionais de alto desempenho daqueles de desempenho regular em determinada função.
SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
Esta é a primeira e significativa etapa do processo de seleção por competência - A Construção do Perfil de Competências.
Competência: é o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que contribuem para uma atuação de destaque, de excelência em determinados contextos.
Essa fase, que deve ser realizada em parceria com a área requisitante, consiste inicialmente em ouvir e traduzir de maneira objetiva as expectativas do detentor da vaga.
É preciso definir quais são os indicadores comportamentais que caracterizam para o requisitante, iniciativa, boa comunicação e bom relacionamento
Informações sobre objetivos, metas, desafios e dificuldades da área e do cargo são importantes e favorecem a definição do perfil de competências a ser identificado
Algumas Competências Universais:
* capacidade empreendedora
* capacidade de trabalhar sob pressão
* comunicação
* criatividade e inovação
* cultura da qualidade
* capacidade negocial
* liderança
* planejamento e organização
* tomada de decisão
* visão sistêmica
Tomada de Decisão
Conceito: capacidade de buscar e selecionar alternativas, identificando aquela que garanta o melhor resultado,