Avaliação de competencia
Premissa básica é a de que o funcionário sabe ou pode aprender – a identificar suas próprias competências, necessidades, pontos fortes, pontos fracos e metas. Assim, ele é a pessoa mais capaz de determinar o que é melhor para si. O papel dos superiores e da área de RH, passa a ser o de ajudar o funcionário a relacionar seu desempenho às necessidades e à realidade da organização.
É possível pensar a avaliação de desempenho por competências como um poderoso meio de identificar os potenciais dos funcionários, melhorar o desempenho da equipe e aqualidade das relações dos funcionários e superiores, assim como estimular aos funcionários a assumir a responsabilidade pela excelência dos resultados pessoais e em presariais . A gestão por competências é sistema gerencial que busca impulsionar os funcionários na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. Competências são aqui entendidas como as capacidades, os conhecimentos e as características pessoais que distinguem os profissionais de alto desempenho daqueles desempenho regular em determinada função. O gerenciamento baseado em competências ou Gestão por Competências é uma ferramenta que identifica as competências essenciais, as habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada função na busca de resultados concretos.
1) As capacidades podem ser entendidas como o conjunto CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes) que uma empresa, setor ou indivíduo dispõem para serem mobilizados em uma situação específica. Podem também estar associados a outros tipos de recursos, como instrumentos, equipamentos, sistemas de informação, entre outros.
2) As competências são entendidas como a ação que combina e mobiliza as capacidades e os recursos tangíveis, quando for o caso. Este conceito de competência como "ação" é importante porque relaciona a competência aos mais diversos contextos que enfrentamos todos os dias, fazendo com que possamos ser