Sociologia
Assunto: Movimentos Sociais
INTRODUÇÃO
Bom, o que o trabalho falará a seguir é um síntese do tema geral sobre o qual vamos falar, e focamos nos pontos principais do tema.
Iniciaremos falando o que significam.
Os Movimentos Sociais e suas Origens: A categoria é ampla e pode congregar, dependendo dos critérios de análise empregados, organizações voltadas para a promoção de interesses morais, éticos e legais. Apesar dos movimentos sociais serem fruto de determinados contextos históricos e sociais, duas definições conceituais clássicas podem ser encontradas que são: A primeira delas é a de controle de ação histórica de Alain Touraine, que prefere estudar os novos movimentos sociais, que, na rasteira dos novos paradigmas da chamada globalização reforçam identidades e interferem nas agendas políticas da sociedade, e ressalta os movimentos feministas, raciais, socioambientais, sexuais e para-religiosos que através deles minorias sociais tornaram-se forças políticas e objeto das ciências sociais e humanas. E a segunda de Manuel Castells, que ressalta os movimentos sociais como sistemas de práticas sociais contraditórias de acordo com a ordem social urbana/rural, cuja natureza é a de transformar a estrutura do sistema no qual está inserido, seja através de ações revolucionárias ou não, numa correlação classista e em última instância, o poder estatal.
A importância dos movimentos sociais é de suma importância, pois, embora sejam os próprios cidadãos que elejam seus candidatos, há muitos momentos que determinadas leis não partem da opinião e da necessidade popular, mas do julgamento dos legisladores e do chefe e do executivo... Sobre a participação dos jovens, entendo que os jovens são cidadãos como os demais não precisam partir exclusivamente dos jovens... Essa ideia de que as revoluções devem começar pelos jovens foi uma "fantasia politica" vendida num momento que "ganhar" os universitários era de grande relevância...
Movimentos