Avaliação por competência
Como se Caracteriza?
O sistema premia certas habilidades técnicas ou comportamentais do funcionário, sendo assim o foco principal passa a ser a pessoa não mais seu cargo. Isso significa que a remuneração não esta relacionada com as exigências do cargo, mas com as qualificações de quem desempenha as tarefas, e com isso sempre é prevalecido aquele funcionário polivalente. Por competência, as empresas entendem vários atributos, como capacidade técnica, personalidade, criatividade, inovação e conhecimento.
Como se aplica e em quais situações?
A Avaliação por competência pode ser aplicada da seguinte maneira:
- O primeiro passo é discussão do gerente com cada funcionário a respeito das competências necessárias para o trabalho, os seus pontos individuais fortes e fracos. Essa primeira abordagem não tem nenhum caráter repressivo ou impositivo. Seu objetivo é localizar e sanar os pontos fracos.
- O segundo passo é a programação conjunta entre gerente e funcionário, do treinamento necessário que se deve necessariamente integrar o processo. Cada funcionário torna-se o responsável pelo seu autodesenvolvimento e qualificação profissional. A motivação vem a reboque, pois cada funcionário sente-se envolvido, responsável, esforça-se mais e colabora mais com a empresa.
E o passo seguinte, é a remuneração personalizada, com um pagamento mais coerente com as contribuições de cada individuo.
Aplique ao um ocupante de um cargo de Assistente Administrativo.
O gerente o chamaria para uma conversa para que nessa conversa seja citado a o Assistente Administrativo seus pontos fracos, em seguida o gerente o mostraria como seria o processo de avaliação e sendo assim cada funcionário tornaria responsável pelo seu autodesenvolvimento, pois terá motivação para sua passar a produzir mais, e com isso receber seu salário coerente com suas