AVALIAÇÃO: Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior
CURSO DE PEDAGOGIA
7º PERÍODO “A”
CELIANE DE JESUS SILVA
AVALIAÇÃO
Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior
Chapadinha – MA
2014
CELIANE DE JESUS SILVA
AVALIAÇÃO
Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior
Trabalho apresentado à disciplina de Avaliação Institucional, prof. Anete para a obtenção de nota do 1º crédito.
Chapadinha – MA
2014
AVALIAÇÃO
Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior
O primeiro capítulo deste livro, logo no início relata que a palavra Avaliação faz parte do nosso dia-a-dia, seja de maneira espontânia ou de maneira formal. Para o autor deste livro a avaliação está incorporada no cotidiano do professor, estudante e também na escola, e acaba sendo considerada um patrimônio nas instituições de educação. Portanto, entende-se que a avaliação nao é algo novo, mas deve ser entendida de forma diferente do que se via em tempos atrás, pois o ato de avaliar pode se tratar de uma maneira prática de se notar o desempenho de alguém ou de uma instutuição se está tendo bons resultados ou não, este éo foco principal da avaliação institucional.
O autor também destaca que a avaliação que hoje nos afeta se relaciona com as possibilidades e as necessidades de escolha que o mundo moderno engenhou, então para ele, avaliar é um ato estreitamente ligado a escolher e optar. Há mais de 2 mil anos a China já fazia exames de seleção para os serviços públicos e a velha Grécia praticava a docimasia.
Analisando as ideia do autor é possível notar a importâcia do ato de avaliar, mas em cada tempo a avaliação é tida de maneira diferente. Durante esses períodos ela era tida apenas como ato de selecionar, ou seja aqueles que se sairem melhor conseguem aquele espaço tão desejado.
A avaliação precisa ir além do ato de selecionar o que é melhor, ou seja, é necessário que a