reforma de 1930
Sumário;
1- Introdução 2- Cronologia das políticas Educacionais – um pequeno relato. 3- As Contraposições destas políticas – as tendências de acordo de quem esta no poder... 4- Leis de diretrizes e base da Educação – hoje. 5- Parâmetros Curriculares Nacionais. 6- A Política Nacional de Ensino. 7- Avaliação educacional 8- Conclusões e idéias a serem questionadas... 9- Bibliografia.
1- Introdução
Este trabalho tem como objetivo organizar o conteúdo dado sobre política educacional brasileira, seus meandros, suas perspectivas e ressaltar a atual política que esta sendo implementada (sua propostas, suas diretrizes, seus embates, quem são seus atores políticos atuante e aquém esta sendo proposto tal política). Aqui tentaremos ver por onde as normas da educação permeia e a quem ela esta sendo aplicada.
Hoje a discussão não esta no que e a quem ensinar, mas quanto vale e quanto os educandos tem capacidade de absorver. Para o Estado só cabe avaliar, quantificar estes números. Mas afinal a educação é só números? Ou será que esta problemática passa por outras analises?
Desde dos anos 20 à embates políticos sobre o que deve e como deve ser dada a educação no Brasil, mas até agora nenhuma lei ou reforma ou constituição deram os reais meios eficazes por um completo sistema de ensino. Contudo não quer dizer que não houve aplicabilidade dessas leis. Veremos um pouco dessa historia...
2- Cronologia das políticas Educacionais – um pequeno relato.
Com base no texto de Shiroma et al.(2004), nortearei a ordem cronológica aqui apresentada. Assim de maneira sucinta tentaremos relatar os fatos mais importantes desses períodos, com base em suas discussões, embates políticos e a chegada de uma nova constituição ou lei que revoga a anterior. De maneira encadeada na tentativa de melhor observar ao processo de construção das políticas educacionais que foram implementada e a atual.
Ø Dos anos 1920 até