Avaliação pedagogia
Este documento tem como objetivo esclarecer a concepção, os princípios, instrumentos e critérios que norteiam a avaliação nas escolas da rede municipal e subsidiar a elaboração das propostas pedagógicas a serem elaboradas por cada uma das unidades escolares da rede. Ele foi construído a partir da lei de Diretrizes e Bases da Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Regimento Comum das Escolas da Rede Municipal.
Concepção da avaliação
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz no seu artigo 24, inciso V, que no Ensino Fundamental “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: avaliação contínua e cumulativa do desenvolvimento do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;...”
Os Parâmetros Nacionais definem a avaliação da aprendizagem como “um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação das aprendizagens só pode acontecer se forem relacionadas com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.”
A avaliação considerada nessa perspectiva implica nos seguintes princípios:
- ter como propósito melhorar ou mudar os processos de ensino-aprendizagem, pois subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre sua prática;
- estar a serviço da possibilidade de observar tanto os conhecimentos adquiridos pela